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Proposta Pedagógica

O Colégio Franciscano Sant'Anna quer ser um espaço de crescimento e promoção da vida, numa ação metodológica dinâmica e significativa, tendo como opções estratégicas: a auto-sustentação, a competência educacional e o crescimento, num processo de gestão de projetos.

As rápidas mudanças que ocorrem na área do conhecimento, do desenvolvimento científico e tecnológico, do comportamento e das relações interpessoais e sociais, exigem uma renovação constante dos processos metodológicos, um diálogo aberto e solidário na socialização dos erros e acertos e o aprimoramento da prática pedagógica.

O investimento na formação docente e no tempo destinado ao planejamento do Projeto Político-Pedagógico possibilitam superar barreiras e conflitos, transformando em metas estratégicas os grandes desafios emergentes da realidade atual.

A compreensão da metodologia dinâmica e significativa tem como princípio básico o interagir de educadores e educandos, bem como a comunidade educativa como um todo, numa busca constante de superação e crescimento, sem perder de vista o contexto e suas implicações.

A consciência de que é através da clareza de intenções e definição de estratégias que é possível alcançar os propósitos educacionais, impele a comunidade a rever conceitos, refletir a prática e a projetar uma ação que dá prioridade ao qualitativo (art. 24, inciso V, alínea a - LDB) na formação discente, preparando-o para enfrentar com eficiência e sabedoria os novos tempos.

O que fundamenta teoricamente a comunidade educativa é o próprio referencial construído coletivamente, que evidencia a elaboração de conceitos onde o conhecimento é analisado, reelaborado e construído num processo que tem profunda relação com os princípios da pesquisa no cotidiano escolar.

A metodologia que propomos está centrada no resgate e promoção da dignidade humana, provocando o educando para ser criativo, ousado e participativo. A curiosidade e o gosto pelo conhecimento são estimulados, explorando, suas potencialidades, canalizando suas energias e dando responsabilidades que os desafiam a pensar e a construir seu próprio projeto de vida, interagindo com o meio, sendo assim sujeito de sua própria formação. Este processo suscita o desenvolvimento de habilidades que vão sendo construídas até chegar às mais complexas. Ao fazer uso destas habilidades com autonomia e independência, naturalmente tornam-se hábitos cotidianos e, assim, sucessivamente numa relação dialética entre conhecimentos, habilidades e hábitos, as convicções vão se estruturando e construindo a base para novas e sucessivas aprendizagens, que, ao longo do processo, serão aprimoradas e transformadas em competências.

Esta atitude metodológica vê o educando nas suas diferentes etapas de desenvolvimento e diferentes inteligências, promovendo a aprendizagem com ações significativas dentro de projetos Interdisciplinares e Transdisciplinares, onde o educador é um orientador e mediador do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo no aluno atitude de criticidade e criatividade na produção do conhecimento.

No processo metodológico propomos:

    - espaço de diálogo;
  • - clareza de intenção;
  • - definição de estratégias;
  • - situações desafiadoras;
  • - construção de conceitos;
  • - organização do pensamento;
  • - desenvolvimento de habilidades;
  • - iniciação científica;
  • - atitude interdisciplinar;
  • - segurança nos valores franciscanos.



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