Histórico

O Colégio Franciscano Sant'Anna é um colégio católico, dirigido pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, com mais de um século de vida e, oferece uma educação pautada nos valores franciscanos, a saber: solidariedade, alegria, respeito, ternura, convivência fraterna, acolhida, primando pelo respeito a todas as formas de vida, numa tentativa de viver em harmonia num planeta ameaçado pela ganância do capitalismo.

Fundado em 04 de março de 1905 a pedido do povo santa-mariense que já conhecia o trabalho das Irmãs franciscanas que atendiam no Hospital de Caridade, desde 1903. Naquela ocasião, vieram para Santa Maria, Ir. Claudia Kipper, que assumiu como superiora e diretora do Colégio, Ir. Cornélia Müller, Ir. Bernadete Vogel, Ir. Engelbertha Seidenfus, Ir. Luitburga Wömmer e Ir. Ângela Scholl. Começou pequeno, numa casa alugada, à Rua Ipiranga em frente ao Hospital de Caridade, tornou-se um marco na educação da cidade de Santa Maria e região.

Logo no começo, havia o desejo, por parte do povo, de um internato para meninas. O sonho se realizou no ano seguinte e o número de alunas externas e de internas cresceu consideravelmente tanto que a casa se tornou pequena para acolher tantos pedidos.

Foi necessária a busca por um espaço maior, e fez-se a compra do terreno onde hoje está construído o atual prédio, sito à Rua dos Andradas, 1658. Em 1° de março de 1907, foi lançada a pedra fundamental do prédio do Colégio Sant'Anna, cuja cerimônia de bênção foi presidida pelo Padre Caetano Pagliuca.

Aos 23 de Julho de 1908, realizou-se a mudança do prédio alugado para a nova construção. Desde então, ao longo da história deste Colégio centenário, o que se pode registrar sobre a Educação franciscana em Santa Maria, é uma trajetória marcada por mulheres de garra, coragem, dedicação e confiança em Deus. A parceria de leigos comprometidos com o ideal franciscano de Madre Madalena, fundadora da Congregação, a qual pertencem as Irmãs que dirigem o Colégio, é algo que se faz notar desde os primeiros tempos da fundação até nossos dias.

O ideal franciscano que permeia o processo educativo é um legado da fundadora, que conviveu com os Freis franciscanos capuchinhos em Maaseik, na Bélgica, quando ainda jovem. Ela ingressou na Ordem Franciscana Secular, consagrando-se pelos votos na 3ª Ordem Franciscana Secular e, mais tarde, inspirada por Deus, fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que veio para o Brasil em 1982.

O Colégio Franciscano Sant'Anna atende hoje da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferecendo educação de qualidade. Desde a sua fundação até o ano de 2010, já registramos a passagem de 82.289 alunos e 408 Irmãs, construindo uma história de vida.

A caminhada continua sólida e confiante no início deste segundo século de vida do nosso querido Sant’Anna. Acreditamos num futuro promissor, pautado no ideal franciscano de PAZ e BEM, confiantes na Providência de Deus, nos colocamos à serviço de uma educação para a vida.

Nosso Colégio tem hoje 110 anos de história educacional na comunidade santa-mariense e está sob a Direção de Ir. Valderesa Moro.

Colégio Sant'Anna década de 30 Lateral Sant'Anna - Prédio I Frente Sant'Anna 2015 Pátio interno - Prédio II