• Reunião APM
  • Visita Ministra Provincial
  • Cientista Aprendiz
  • Câmara Municipal
  • Profissões
  • Sítio Franciscano

NOTÍCIAS

Arte de direcionar

IRMÃ VALDERESA E HELENA nomes que se unem numa orquestra escolar ...

Ler mais

Hora do Conto

Alunos da Educação Infantil, Berçário 2 anos e Maternal 3 anos, participaram da h...

Ler mais

Livro da Paz

Alunos da Educação Infantil, Berçário 2 anos, participaram de hora do conto ...

Ler mais

Noite do Soninho

Alunos da Educação Infantil participaram da Noite do Soninho ...

Ler mais

Sítio Franciscano

Alunos da Educação Infantil, Nível B e Turno Integral, participaram de aula de Ensino ...

Ler mais

Sítio Franciscano

Alunos da Educação Infantil, Maternal 3 anos, Nível A e Turno Integral, participaram de ...

Ler mais

GALERIA DE ÁLBUNS

Estudo da letra 'S'

Slideshow

História do Sant'Anna

Slideshow

Fada do dente

Slideshow

Visita Sítio

Slideshow

Hora do Conto

Slideshow

Símbolos da Páscoa

Slideshow

Pintura Outono

Slideshow

Vivência Pascal

Slideshow

INTERATIVIDADE

Turmas


Berçário de 4 a 11 meses

O Berçário Franciscano Sant’Anna, 04 á 12 meses desenvolve atividades para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas. Tendo como base a ludicidade, o cuidado e o carinho, aliando a brincadeira no processo de ensino-aprendizagem.


Berçário primeiros passos - 1 ano

Nesta fase do desenvolvimento tem-se como objetivo, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, de forma integral e integrada. Nesse contexto são indissociáveis as ações de cuidar e educar. Dessa forma queremos alcançar não só o desenvolvimento cognitivo como também social, destacando a interação com o grupo, o respeito ao outro e ao ambiente, sempre valorizando o lúdico, o brincar, a criatividade e as capacidades específicas das crianças.


Berçário 2 anos

O Berçário 2 anos desenvolve e vivencia diariamente atividades que visem aprimorar a autonomia das crianças. Para Isso, são oportunizados momentos lúdicos, com histórias e brincadeiras a fim de colaborar com esse processo de maneira natural. A coordenação motora e a motricidade são estimuladas em diferentes momentos explorando as capacidades expressivas do corpo e o reconhecimento corporal. Os valores de respeito e cuidado ao próximo e à natureza são incentivados e vivenciados constantemente, seguindo os princípios franciscanos.


Maternal 3 anos

O Maternal 3 anos promove o conhecimento pessoal e social, através da interação, da afetividade, da solidariedade e do respeito mútuo. Busca sensibilizar a criança para o cultivo e valorização do Sagrado, para o respeito com a vida em suas diversas manifestações. Promove a construção do conhecimento frente às diferentes áreas de conhecimento, desenvolvendo habilidades significativas que contemplam a linguagem oral, expressão corporal, artes visuais e conhecimento tecnológico.


Nível A (4 anos)

O Nível A estimula a interação da criança com o meio em que está inserida, a fim de obter consciência crítica, afetiva e social. Oportuniza ao educando atividades significativas, geradoras de atitudes positivas de valorização à vida e a diversidade cultural. Promove o interesse pela Educação Musical, Artes Visuais e conhecimento Tecnológico. Oportuniza situações de aprendizagem que contempla a expressão oral, escrita, raciocíno lógico-matemático, desenvolvendo habilidades significativas. Oportuniza momentos de reflexão e sensibilização, que promovam o encontro com o Transcendente.


Nível B (5 anos)

O Nível B estimula o conhecimento pessoal e social, respeitando a individualidade e favorecendo o senso crítico, a criatividade e a responsabilidade na ação. Oportuniza momentos de reflexão e interiorização, proporcionando o encontro com o Transcendente. Oportuniza a resolução de situações-problemas, através do conhecimento científico, tecnológico e lógico-matemático. Oportuniza o contato com a natureza, por meio de atividades que incentivam a consciência ambiental. Possibilita ainda, ao educando, o conhecimento de uma língua estrangeira.

Proposta Pedagógica


A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento humano e social da criança de 0 a 5 anos de idade, nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social. Oportuniza aos educandos, nestes primeiros anos de vida, a vivência de momentos prazerosos e enriquecedores, em que as relações interpessoais, as diversas áreas do conhecimento, a ludicidade, a investigação, a reflexão, o imaginário, a construção de experiências, farão parte do processo de aprendizagem.

A proposta pedagógica do Colégio Franciscano Sant'Anna, na Educação Infantil, valoriza o universo infantil, com ênfase ao lúdico, essencial no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento global e harmônico da criança. Para acontecer o aprendizado é proporcionado o máximo de oportunidades naturais para que a criança construa os seus conhecimentos a partir das atividades múltiplas, respeitando-a a idade, a unidade e a lógica individual.

A avaliação na Educação Infantil é um processo diário, realizado por observações, sondagens, registros sistemáticos individuais, do grupo e dos projetos, estabelecendo conexões entre a criança e o outro, entre esses e suas famílias, bem com o educador e o ambiente em que a criança vive. O resultado final se dá por meio da elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas e de pareceres pedagógicos descritivos, nos quais, mediante critérios previamente planejados pelos educadores e amplamente comunicados às famílias, conste o acompanhamento do desenvolvimento do educando, que deve estar de acordo com os objetivos da Proposta Pedagógica e do Plano de Atividades.

Sugestão de leituras


Nome do livro

...

Acessar

Nome do livro

...

Acessar

Nome do livro

...

Acessar

Nome do livro

...

Acessar

Nome do livro

...

Acessar

Nome do livro

...

Acessar

Jogos pedagógicos


Smart Kids

Acessar

Escola games

Acessar

A coruja Boo

Acessar

Jogos educativos

Acessar

Revista Escola

Acessar

Racha cuca

Acessar

H vírtua

Acessar

Papa jogos

Acessar

Jogos

Acessar

Avisos


Recado

...

Acessar

Recado

...

Acessar